Reajuste de aluguel em outubro: contratos podem subir 2,82% pelo IGP-M
Tatyane Estevão
Analista de planejamento
Compartilhar:
Os contratos de locação com aniversário em outubro de 2025 e correção pelo IGP-M devem ter reajuste de 2,82%, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). O percentual reflete a variação acumulada do índice nos últimos 12 meses e serve como referência para a atualização de aluguéis residenciais e comerciais.
O Secovi-SP já divulgou o fator de atualização: 1,0282. Na prática, um aluguel de R$ 2.000,00 passa para R$ 2.056,40.
O IGP-M continua sendo o índice mais usado em contratos imobiliários por ser divulgado ainda dentro do mês de referência, o que facilita a atualização dos valores. Porém, nos últimos anos, muitos contratos novos têm migrado para o IPCA, considerado mais estável.
Para imobiliárias e corretoras, o momento é ideal para orientar proprietários e locatários sobre os índices de correção e reforçar o acompanhamento dos contratos vigentes. Manter a comunicação clara sobre reajustes ajuda a evitar conflitos e fortalecer o relacionamento com os clientes.
Compartilhar:
Veja também:

Minha Casa Minha Vida fecha 2025 em alta e mira também a classe média
O Minha Casa Minha Vida terminou 2025 como um dos grandes motores do mercado imobiliário. Desde a retomada do programa, em 2023, já foram contratadas

Comprar imóvel ficou 6,52% mais caro em 2025; veja onde os preços mais avançaram
Comprar um imóvel residencial ficou, em média, 6,52% mais caro em 2025. Mesmo assim, o mercado não perdeu o fôlego. O dado, medido pelo FipeZAP,

2025 no mercado imobiliário: um ano de aluguel forte, crédito caro e muita expectativa para 2026
2025 no mercado imobiliário e o que esperar de 2026.
Se a gente olhar para 2025 como um jogo, o placar foi esse:
Selic alta
Cadastre-se para receber em primeira mão as principais notícias sobre tecnologias, inovações no mercado imobiliário e muito mais.
Receba as principais novidades sobre tecnologia e inovações no mercado imobiliário no seu e-mail.