Você já se perguntou qual é o prédio residencial mais antigo ainda habitado no Brasil?

Tatyane Estevão
Analista de planejamento
Compartilhar:
Você já se perguntou qual é o prédio residencial mais antigo ainda habitado no Brasil?
A resposta pode te surpreender: o Edifício São Vito, em São Paulo, foi durante décadas considerado um dos mais antigos e emblemáticos do país. Inaugurado em 1959, ele abrigava mais de 600 apartamentos compactos, e foi apelidado de “Treme-Treme” pela população paulistana em parte por causa das movimentações internas e também pelo burburinho social e comercial que o prédio abrigava.
Apesar de ter sido desativado e demolido em 2011, ele foi o símbolo da verticalização popular na cidade e inspirou modelos de habitação compacta que vieram depois.

Hoje, um dos prédios residenciais mais antigos ainda em uso é o Palacete Santa Helena, no Largo do Paissandu (SP), construído entre 1925 e 1927. Apesar de sua fachada clássica e estrutura imponente, o prédio abriga diversos apartamentos ocupados, mantendo vivas memórias de quase 100 anos de história.
A curiosidade é que muitos desses imóveis, com seus pés-direitos altos, tacos de madeira e vitrais antigos, são altamente valorizados por quem busca charme histórico no meio da cidade.
Compartilhar: