Já pensou em trocar seu apê por um castelo?

Tatyane Estevão
Analista de planejamento
Compartilhar:
Na última edição, falamos sobre a volta triunfal de Notre-Dame. Agora seguimos pela Europa mas com uma proposta ousada: que tal trocar seu apartamento em São Paulo por um castelo medieval na Itália?
Um exemplo real: o castelo de Serravalle, localizado entre Modena e Bolonha, na região de Emilia-Romagna, está à venda por 1,9 milhão de euros (cerca de R$ 11 milhões). Pode parecer muito, mas esse é praticamente o valor de um sobrado de alto padrão em bairros como Moema ou Vila Nova Conceição.
E o que você leva? Uma fortificação do século XII, com torres, passagens secretas, móveis renascentistas, aquecimento, parque com 14 mil m², além de uma vista de tirar o fôlego. Um verdadeiro pedaço da história.
Por que tão “barato” para um castelo?
Manutenção cara, impostos altos e exigências de preservação afastam compradores locais. Por isso, governos europeus passaram a ver estrangeiros como solução para preservar esses monumentos — desde que dispostos a encarar o desafio da restauração.
Investimento ou aventura?Muitos desses imóveis viram hotéis boutique, casas de temporada ou espaços para eventos. O castelo de Serravalle, por exemplo, já é alugado para encontros privados e está pronto para uso. Restrições existem, mas o potencial turístico compensa.
Compartilhar: